terça-feira, 14 de maio de 2013

Cursos técnicos ajudam quem quer fazer faculdade!

Fazer um curso técnico é uma alternativa válida para quem deseja buscar logo o ingresso no mercado de trabalho. Historicamente ele foi usado com esse objetivo já que tem um tempo de duração relativamente curto e a grade do curso é focada no mercado de trabalho, objetivando preparar o aluno para atender a demanda local de mão de obra qualificada.

Contudo, pesquisas apontam que alunos que fizeram um curso técnico têm grandes chances de ter melhor desempenho na faculdade.  Não podemos tomar isso como uma regra, é claro, mas se este indício de fato proceder, temos então mais um papel importante que este tipo de curso pode desempenhar.

Ensino técnico e ensino superior
Sou professor em cursos técnicos a praticamente 10 anos e neste período percebi que as pessoas valorizam muito o ensino técnico e o mercado de fato absorve alunos com boa formação técnica. Já tive alunos também que após concluir o técnico ingressaram na faculdade e hoje já são profissionais de mercado.
Outro fato que percebo também é uma quantidade notável de alunos que ao concluir a faculdade volta para fazer um curso técnico a fim de buscar prática, já que muitos relatam que na faculdade há muita teoria e pouca prática. 

Trabalho, crescimento pessoal, preparação para a faculdade, entre outros. Seja qual for o objetivo é certo que a educação técnica que já passa dos 60 anos no Brasil vem cumprindo um importante papel na sociedade e contribuindo muito para a formação de jovens e adultos.

Veja abaixo algumas características importantes sobre os cursos técnicos:
  • Pode ser feito por pessoas de qualquer idade, desde que tenha pelo menos o ensino fundamental.

  • Podem ser pagos quando ofertados por escolas privadas ou gratuitos quando ofertados por escolas da rede pública federal, estadual ou municipal.

  • Atende áreas como hospitalidade e lazer, segurança no trabalho, tecnologia da informação, música, saúde e bem estar, esporte e lazer, entre outras.

  • Há possibilidade de eliminar algumas matérias, mediante comprovação de conhecimento naquela área, mas este é um fator que dependerá muito da instituição onde estiver matriculado.

  • O ponto forte é a ênfase na prática, onde o aluno desde as primeiras aulas tem acesso a laboratórios, projetos, criação de cenários, desenvolvimento de atividades no campo de trabalho, entre outras ações.

  • A grande parte dos cursos técnicos tem a exigência da realização de um estagio ao final do período do curso, em que além de proporcionar ao aluno uma possibilidade futura de emprego efetivo ainda o dará a oportunidade de adquirir maior contato e experiência com a profissão escolhida, contribuindo mais e mais em seu desempenho profissional e educacional.

Fonte: http://bit.ly/10oggM0

Faça sua matrícula agora nos Cursos Técnicos da Alfama Cursos: http://bit.ly/Ztdi5F

Nenhum comentário:

Postar um comentário