AULA 1: PORQUE REALIZAR AULAS PRÁTICAS? |
Momento1 | Momento 2 |
- A Importância das aulas práticas no ensino de Biologia e Ciências;
- A interação Teoria-Prática como estimulador do conhecimento;
- Metodologia básica de uma aula prática para o Ensino Fundamental;
- Metodologia básica de uma aula prática para o Ensino Médio;
Tema para reflexão | - Análise do tema de reflexão do momento 1
- Aulas Práticas: o que pode e o que não pode;
- A Preparação do professor para a aula prática;
- Itens indispensáveis para uma boa aula prática;
Exercício |
|
AULA 2: COMO REALIZAR AULAS PRÁTICAS |
Momento1 | Momento 2 |
- Comentário do exercício da aula 1
- Aulas práticas dentro de sala;
- Aulas práticas fora de sala;
- Aulas de campo;
Tema para reflexão | - Análise do tema de reflexão do momento 1
- Como realizar aulas práticas com baixo custo;
- Integração da prática dos alunos com a prática da Ciência;
- Conciliando Vestibular com aulas práticas e aulas de campo;
Exercício |
|
AULA 3: A ARTE DE ENSINAR |
Momento 1 | Momento 2 |
- Comentário do exercício da aula 2
- Filtro caseiro de areia;
- Reaproveitando a comida;
- O jogo dos seres vivos;
- Reconhecendo seres microscópicos;
Tema para reflexão
| - Analise do tema de reflexão do momento 1
- Testes sensoriais;
- Construindo um pulmão caseiro;
- Fazendo uma eletrólise em sala;
- Construindo um destilador caseiro;
Exercício
|
| |
AULA 4: ALGUNS EXEMPLOS DE AULAS PRÁTICAS PARA ENSINO MÉDIO |
Momento1 | Momento 2 |
- Comentário do exercício da aula 3
- Recriando os experimentos de Redi;
- Aprendendo a classificar as coisas e os seres vivos;
- Uma aula de campo simples de Ecologia;
Tema para Reflexão | - Analise do tema de reflexão do momento 1
- Retrospectiva – Revisão dos aspectos analisados no decorrer do curso;
- Mesa redonda – Com a participação de mais um profissional da área.
|
| |
Nenhum comentário:
Postar um comentário