sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Ensino e a Pesquisa em História e Geografia na Educação Básica

Investimento:
3x de
R$ 29,33
sem juros.
ou a vista R$ 88,00.
Forma de pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito.




INVESTIMENTO

3x de
R$ 29,33
sem juros pelo Cartão de Crédito.

Valor à vista R$ 88,00
CARGA HORÁRIA


60 horas/aula
distribuídas da seguinte forma:

• 12 horas/aula de Vídeo Aulas em DVD. (840 minutos)
• 48 horas/aula de estudo no Espaço do Aluno do site www.alfamacursos.com.br

PÚBLICO ALVO

Professores, coordenadores e diretores de escolas, universitários das áreas de pedagogia, história, geografia, técnicos das Secretarias de Educação e Cultura e profissionais interessados.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada pela Alfama Cursos contempla:
VÍDEO AULAS em DVD com professores do curso;

ESPAÇO DO ALUNO (Ambiente Virtual de Aprendizagem) onde são disponibilizados conteúdos complementares do curso e que devem ser

acessado pelo aluno através do botão Espaço do Aluno.
CERTIFICADOS
• O Nome para o CERTIFICADO será gerado de acordo com as informações cadastradas no site da Alfama Cursos.
• Para imprimir o seu certificado, você deverá acessar o site www.alfamacursos.com.br e seguir os seguintes passos:
1) Clicar no botão ESPAÇO DO ALUNO e digite seu CPF e a senha do curso.
2) Clicar no botão CHAVE DE PRESENÇA localizado no lado esquerdo do site.
3) Digitar o número da CHAVE DE PRESENÇA e clique no botão Enviar Chave.
• A CHAVE DE PRESENÇA é divulgada durante as Vídeo Aulas em um dos DVD´s.
IMPORTANTE: Escolha um papel de qualidade para imprimir o seu certificado.
• O CERTIFICADO poderá ser solicitado junto a Alfama Cursos através do e-mail contato@alfamacursos.com.br, mediante pagamento da taxa de envio.*
*Confira o valor da taxa de envio no espaço do aluno.

PROGRAMA
AULA I: ENSINO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE
1º Momento 2º Momento
- Apresentação das três aulas
- Dificuldades de ensino e aprendizagem em História.
- História: disciplina formativa necessária ao currículo da Escola Básica.

- A realidade social: ponto de partida e de chegada do ensino e aprendizagem em História.

- Teoria e Prática: integração entre teoria histórica e prática pedagógica

Tema para Reflexão

Análise do tema do momento 1 da Aula I .
- Formação do Professor de História em perspectiva.
- Diretrizes Curriculares Nacionais – O que propõem?
- Professor pesquisador: possibilidades em História.
- O professor de História hoje.

Tema para Reflexão

AULA II: HISTÓRIA NO COTIDIANO DE SALA DE AULA: O ENSINO A PARTIR DE DIFERENTES LINGUAGENS E FONTES
1º Momento 2º Momento
Analise da reflexão da AULA I
- Novas linguagens e fontes no ensino básico de História:
O que dizem os PCN?

- Música e ensino de História
- Perspectivas Antropológica e literária e ensino de História.
- Pesquisa na sala de aula: o ensino através de documentos.

Tema para Reflexão.
Análise do tema do momento 1 da Aula II .
- O uso de imagens no ensino de História: televisão,
cinema e fotografia.

- Livro didático como documento histórico.
- Fontes não escritas: Museu e ensino de História.
- Considerações teóricas sobre o uso de novas linguagens e
fontes no ensino básico de história.

Tema para Reflexão.


ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE UM ENSINO PLURALAULA III:
1º Momento 2º Momento
Analise da pergunta da AULA II
- Multiculturalismo e educação.
- Discursos e práticas sobre a questão racial na Escola Básica.
- Lei 10639/2003 – Obrigatoriedade do ensino de História da África e Afro-brasileira na Educação Básica.
- Pluralidade cultural e ensino de História: Perspectivas atuais.

Tema para Reflexão.
Análise do tema do momento 1 da Aula III .
- História e questões do tempo presente.
- Ensino de História e Meio Ambiente.
- Educação Patrimonial.
- Ensino de História e educação ambiental: Perspectivas atuais.
Tema para Reflexão.


AULA IV: O PROFESSOR DE GEOGRAFIA, UM PROFISSIONAL ATUALIZADO.
1º Momento 2º Momento
Análise Aula III.
- A importância da pesquisa de campo na Geografia.
- Geografia: Um ensino diferenciado.
- O educador como um facilitador de idéias.
- Geografia no cotidiano.
Tema para Reflexão.
Análise do tema do momento 1 da Aula IV .
- Dificuldades de aprendizagem na Geografia.
- Relação Professor X Aluno.
- O papel da família na educação do aluno.
- A carga horária semanal de Geografia: uma questão
a ser discutida.

Tema para Reflexão.



AULA V: A GEOGRAFIA NO COTIDIANO
1º Momento
2º Momento
Analise da pergunta da AULA IV.
- Como Aprender Geografia trabalhando com mapas.
- Da teoria à prática.
- A importância do conhecimento básico na Geografia para o bom desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem.

Tema para relfexão
Analise da pergunta do momento 1 da AULA V.
- Como ensinar Geografia.
- Os recursos didáticos disponíveis no ensino básico.
- Como desenvolver alternativas para suprir as necessidades da instituição?
- O professor de Geografia como qualquer profissional, precisa estar sempre atualizado, como se atualizar!

Tema para Reflexão

AULA VI: A FALTA DE RECURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL
1º Momento
2º Momento
Analise da Aula V

- A responsabilidade dos Governos.
- A falta de recursos na escola pública.
- A má utilização dos recursos nas escolas públicas.
- O MEC e as suas atribuições
Tema para Reflexão.
Análise do tema do momento 1 da Aula VI .
- O aproveitamento dos recursos nas escolas particulares.
- O professor da escola particular X escola pública no processo
de ensino e pesquisa na educação básica.
- O papel da sociedade.
Tema para Reflexão
CONTATO
Você pode enviar suas dúvidas diretamente para o email
dvd@alfamacursos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário