AULA I:
EDUCAÇÃO INCLUVISA
|
Momento1 | Momento 2 |
Apresentação das Aulas.
Exclusão Social: causas e conseqüências.
Padrões Estabelecidos pela Sociedade.
Caso Aluna X
Tema para Reflexão:
Após o caso ALUNA X e o tema abordado EXCLUSÃO, quais os pontos principais você considera importante, no contexto da nossa aula?
|
|
Análise do tema do momento 1 da Aula I .
Aspectos históricos.
Excepcional ou deficiente?
Educação Especial
O que é inclusão?
Educação Inclusiva
Tema para Reflexão:
O processo de inclusão, muito mais que lançar o Portador de Necessidade Especial no contexto social, é uma preparação da sociedade para conviver com a diferença de maneira mais harmoniosa, buscando a qualidade de vida dos cidadãos.
Enquanto educador, como você pode contribuir neste processo?
|
|
|
AULA II:
EDUCAÇÃO UM DIREITO DE TODOS |
Momento1 | Momento 2 |
Analise da Aula I.
A família e o Portador de necessidade Especial
(Comentários Aluna X)
Políticas Educacionais e Educação Inclusiva.
(Declaração Salamanca)
Tema para Reflexão:
A Educação Especial é assegurada por Lei. O que falta para que colocar em prática o direito de todo cidadão ter acesso a escola qualitativa?
| Análise do tema do momento 1 da Aula II .
O educador em aprendizagem contínua.
Dificuldades diante da inclusão.
Realidade Escolar x Professor
despreparado.
Tema para Reflexão:
Quais são pontos importantes que você considera indispensável para a nova postura do Educador?
|
|
AULA III:
PLANEJAR É PRECISO |
Momento 1 | Momento 2 |
Analise da Aula II.
O Planejamento Didático Pedagógico para PNEE.
Portadores de deficiência mental, visual, auditiva, física e múltipla
Adaptações de acesso ao currículo
A tecnologia a favor do PNEE.
Tema para Reflexão:
O recurso tecnológico está ao alcance de todos?
| Análise do tema do momento 1 da Aula III .
Classificação de Necessidades Especiais.
A realidade do PNEE
A família x Educador do PNEE
Nova Postura do Educador.
A realidade das Instituições de Ensino.
Mercado de Trabalho em expansão
Depoimento
Comentários
Tema para Reflexão:
Qual a importância da socialização no processo de aprendizagem do aluno portador de necessidade especial?
|
| |
AULA IV:
SER DIFERENTE É NORMAL |
Momento1 | Momento 2 |
Análise Aula III.
Softwares que Auxiliam a Pessoa com Deficiência a Utilizar o Computador.
Como lidar com as diferenças
Preconceito
Deficiente eficiente
Mercado de Trabalho do PNEE
Novos Horizontes
Tema para Reflexão:
É preciso romper com a lógica massificadora da escola, que tem historicamente desconsiderado a diversidade de opiniões, posturas, aspirações e demandas dos atores sociais que agem no seu interior. É preciso respeitar e criar condições para o desenvolvimento das potencialidades e para o atendimento das necessidades específicas dos estudantes, respeitando o pluralismo.
Quem são esses atores e quais são as condições necessárias para que esta máxima seja uma realidade?
| Análise do tema do momento 1 da Aula IV .
Adaptações importantes da escola inclusiva a educando portador da necessidade especial.
Superando limites: Educando e Educador.
Tópicos relevantes sobre PNEE.
Tema para Reflexão:
Escola Inclusiva: Utopia ou Realidade?
|
| |
AULA V:
SOCIEDADE INCLUSIVA |
Momento1 | Momento 2 |
Análise da Aula IV
Tema para Reflexão:
Físico, Intelectual e emocional na criança.
Piaget, Freud, Vygotsky, Jung e Montessori.
Tema para relfexão
| Análise do tema do momento 1 da Aula IV .
Relações interpessoais para trabalhos com crianças portadoras de necessidades especiais:
auto – conhecimento, trabalho em equipe, empatia, liderança, etc.
Tema para Reflexão:
(Comentários) |
| |
AULA VI:
SOCIEDADE INCLUSIVA |
Momento1 | Momento 2 |
Análise da Aula V
Tópicos relevantes para Sociedade Inclusiva.
Sociedade x Conflitos
Educação Inclusiva um desafio a ser superado por todo cidadão na maturidade.
História de Vida.
Comentários
Tema para Reflexão:
O que você compreende por
uma Sociedade Inclusiva?
| Análise do tema do momento 1 da Aula V .
A importância da motivação.
Sociedade: Ter e ser
Inclusão social x terceira idade.
Mitos e verdades.
Tema para Reflexão:
Motivação: Por que? Para quem? Como fazer? Com quem fazer? |
|
|
AULA VII:
SOCIEDADE INCLUSIVA |
Momento1 | Momento 2 |
Análise da Aula VI
A violência
Hiperatividade
Hipoatividade
Dislexia
| Depoimentos
Mesa Redonda
Respostas das perguntas mais freqüentes
Considerações Finais
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário