sexta-feira, 10 de junho de 2011

Educação Inclusiva

Investimento:
3x de
R$ 29,33
sem juros.
ou a vista R$ 88,00.
Forma de pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito.
 
INVESTIMENTO
3x de
R$ 29,33
sem juros pelo Cartão de Crédito.
Valor a vista R$ 88,00
CARGA HORÁRIA

60 horas/aula
distribuídas da seguinte forma:
• 12 horas/aula de Vídeo Aulas em DVD. (720 minutos)
• 48 horas/aula de estudo no Espaço do Aluno do site www.alfamacursos.com.br


PÚBLICO ALVO

Professores, coordenadores e diretores de escolas, universitários dos cursos de licenciatura e profissionais que atuam na área.
PROFESSORES DO CURSO
• Mônica Sampaio
Graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Faculdade Pio Décimo
Pós - Graduada em Didática e Metodologia no Ensino Superior ( em andamento) pela Faculdade Fama.
Facilitadora no curso de Informática à alunos da Terceira Idade - Melhor Fase.
Orientadora de Jovens e Adolescentes Casa de Caridade Joana de Angelis.
---------------------------------------------------------------------------------------
• Maracy Pereira
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe
Pós-Graduanda em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela
Faculdade São Luis de França - SE.

METODOLOGIA
A metodologia utilizada pela Alfama Cursos contempla:
VÍDEO AULAS em DVD com professores do curso;

ESPAÇO DO ALUNO (Ambiente Virtual de Aprendizagem) onde são disponibilizados conteúdos complementares do curso e que devem ser acessado pelo aluno através do botão Espaço do Aluno.

CERTIFICADOS
• O Nome para o CERTIFICADO será gerado de acordo com as informações cadastradas no site da Alfama Cursos.
• Para imprimir o seu certificado, você deverá acessar o site www.alfamacursos.com.br e seguir os seguintes passos:
1) Clicar no botão ESPAÇO DO ALUNO e digite seu CPF e a senha do curso.
2) Clicar no botão CHAVE DE PRESENÇA localizado no lado esquerdo do site.
3) Digitar o número da CHAVE DE PRESENÇA e clique no botão Enviar Chave.
• A CHAVE DE PRESENÇA é divulgada durante as Vídeo Aulas em um dos DVD´s.
IMPORTANTE: Escolha um papel de qualidade para imprimir o seu certificado.

• O CERTIFICADO poderá ser solicitado junto a Alfama Cursos através do e-mail contato@alfamacursos.com.br, mediante pagamento da taxa de envio.*

*Confira o valor da taxa de envio no espaço do aluno.

PROGRAMA

AULA I:
EDUCAÇÃO INCLUVISA

Momento1
Momento 2
Apresentação das Aulas.

Exclusão Social: causas e conseqüências.
Padrões Estabelecidos pela Sociedade.
Caso Aluna X

Tema para Reflexão:
Após o caso ALUNA X e o tema abordado EXCLUSÃO, quais os pontos principais você considera importante, no contexto da nossa aula?


Análise do tema do momento 1 da Aula I .
Aspectos históricos.
Excepcional ou deficiente?
Educação Especial
O que é inclusão?
Educação Inclusiva

Tema para Reflexão:

O processo de inclusão, muito mais que lançar o Portador de Necessidade Especial no contexto social, é uma preparação da sociedade para conviver com a diferença de maneira mais harmoniosa, buscando a qualidade de vida dos cidadãos.
Enquanto educador, como você pode contribuir neste processo?
 
AULA II:
EDUCAÇÃO UM DIREITO DE TODOS
Momento1
Momento 2
Analise da Aula I.
A família e o Portador de necessidade Especial
(Comentários Aluna X)
Políticas Educacionais e Educação Inclusiva.
(Declaração Salamanca)

Tema para Reflexão:
A Educação Especial é assegurada por Lei. O que falta para que colocar em prática o direito de todo cidadão ter acesso a escola qualitativa?
Análise do tema do momento 1 da Aula II .
O educador em aprendizagem contínua.
Dificuldades diante da inclusão.
Realidade Escolar x Professor
despreparado.

Tema para Reflexão:

Quais são pontos importantes que você considera indispensável para a nova postura do Educador?
 
AULA III:
PLANEJAR É PRECISO
Momento 1
Momento 2
Analise da Aula II.
O Planejamento Didático Pedagógico para PNEE.
Portadores de deficiência mental, visual, auditiva, física e múltipla
Adaptações de acesso ao currículo
A tecnologia a favor do PNEE.

Tema para Reflexão:
O recurso tecnológico está ao alcance de todos?
Análise do tema do momento 1 da Aula III .
Classificação de Necessidades Especiais.
A realidade do PNEE
A família x Educador do PNEE
Nova Postura do Educador.
A realidade das Instituições de Ensino.
Mercado de Trabalho em expansão
Depoimento
Comentários
Tema para Reflexão:
Qual a importância da socialização no processo de aprendizagem do aluno portador de necessidade especial?

   
AULA IV:
SER DIFERENTE É NORMAL
Momento1
Momento 2
Análise Aula III.
Softwares que Auxiliam a Pessoa com Deficiência a Utilizar o Computador.
Como lidar com as diferenças
Preconceito
Deficiente eficiente
Mercado de Trabalho do PNEE
Novos Horizontes

Tema para Reflexão:
É preciso romper com a lógica massificadora da escola, que tem historicamente desconsiderado a diversidade de opiniões, posturas, aspirações e demandas dos atores sociais que agem no seu interior. É preciso respeitar e criar condições para o desenvolvimento das potencialidades e para o atendimento das necessidades específicas dos estudantes, respeitando o pluralismo.
Quem são esses atores e quais são as condições necessárias para que esta máxima seja uma realidade?

Análise do tema do momento 1 da Aula IV .
Adaptações importantes da escola inclusiva a educando portador da necessidade especial.
Superando limites: Educando e Educador.
Tópicos relevantes sobre PNEE.



Tema para Reflexão:
Escola Inclusiva: Utopia ou Realidade?

   
AULA V:
SOCIEDADE INCLUSIVA
Momento1
Momento 2
Análise da Aula IV

Tema para Reflexão:
Físico, Intelectual e emocional na criança.
Piaget, Freud, Vygotsky, Jung e Montessori.

Tema para relfexão
Análise do tema do momento 1 da Aula IV .
Relações interpessoais para trabalhos com crianças portadoras de necessidades especiais:
auto – conhecimento, trabalho em equipe, empatia, liderança, etc.

Tema para Reflexão:
(Comentários)
   
AULA VI:
SOCIEDADE INCLUSIVA
Momento1
Momento 2
Análise da Aula V
Tópicos relevantes para Sociedade Inclusiva.
Sociedade x Conflitos
Educação Inclusiva um desafio a ser superado por todo cidadão na maturidade.
História de Vida.
Comentários
Tema para Reflexão:
O que você compreende por
uma Sociedade Inclusiva?
Análise do tema do momento 1 da Aula V .
A importância da motivação.
Sociedade: Ter e ser
Inclusão social x terceira idade.
Mitos e verdades.

Tema para Reflexão:
Motivação: Por que? Para quem? Como fazer? Com quem fazer?
 
 
AULA VII:
SOCIEDADE INCLUSIVA
Momento1
Momento 2
Análise da Aula VI
A violência
Hiperatividade
Hipoatividade
Dislexia
Depoimentos
Mesa Redonda
Respostas das perguntas mais freqüentes
Considerações Finais
CONTATO
Você pode enviar suas dúvidas diretamente para o email
dvd@alfamacursos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário